De olho nas tendências para 2016

by Lógica Digital in Notícias | 0 comments

O mundo está sempre atento ao que vira (ou pode virar) tendência. Seja no mercado da moda, da arte, da saúde ou da arquitetura, ideais e estilos costumam se destacar recebendo uma leva de seguidores e despertando o interesse dos consumidores em potencial.
 

“As tendências são fundamentais para guiar o mercado, o comércio, e conduzir as ações. Para nós elas servem como um norte na hora de elaborar o projeto”, explica a arquiteta Juliana Paladino, da Paladino Arquitetura. Porém, diferentemente do mercado da moda que cria seus produtos e os coloca nas vitrines para admiração e aquisição de seu público, o setor de arquitetura atua em conjunto com os clientes, apenas sugerindo tendências, mas deixando a decisão final prioritariamente para o contratado. “É preciso ter cuidado, pois hoje muitos profissionais impõem o gosto próprio e as tendências nos projetos, sem levar em consideração a essência do cliente, o que descaracteriza o resultado final”, complementa Juliana.

Pensando no que teremos de tendências de decoração para 2016, levantamos algumas ideias. Confira!

COR DO ANO – Todo início de ano a Pantone aponta qual será a nova cor tendência, levando as indústrias de maquiagem, moda e decoração à loucura. Se em 2015 tivemos a cor Marsala (um vinho tinto amarronzado) dominando desde as passarelas até as exposições de móveis, agora estamos de olho em duas tonalidades: é a primeira vez que a empresa aponta duas cores como tendência, a Rose Quartz e a Serenity, um rosa quente acolhedor e um azul suave.

Esses tons, mais descontraídos, também podem ser interessantes para o espaço corporativo, principalmente de empresas mais descoladas e joviais. Afinal, são cores que remetem a equilíbrio, bem-estar e inspiram o sentimento de ordem e paz. Sensações muito bem-vindas em um escritório. Mesmo com a maior parte do mobiliário puxando para a sobriedade, uma ou outra peça pode sim seguir a tendência das cores do ano.

MADEIRA – Na arquitetura, alguns materiais parecem nunca sair de moda. É o caso da madeira, que em vez de ser substituída, vem ganhando novas aplicações. Seja como revestimento de pisos e paredes, seja como mobiliário, tons amadeirados são sempre bem aceitos.

Observando o atual mercado, notamos certa inclinação à mescla de diferentes tons de madeira em um mesmo ambiente, principalmente nos projetos corporativos. Além disso, é comum a união da madeira à outras texturas e cores lisas, escolhas que geram resultados bem diferentes. Quando aliada à tijolos aparentes ou cimento, a madeira ganha aspecto rústico. Já quando somada à laca ou a tons metálicos, representa modernidade e descontração.

PAPEL DE PAREDE – O papel de parede voltou com tudo. Um item que esteve em alta nas décadas de 60 e 70 e depois caiu em desuso está de volta, agora com estampas mais modernas e estilosas. De fato, é uma solução bastante prática, e a moda agora pede extravagância com cores alegres, estampas variadas e criativas. Mas também podem ser utilizadas estampas mais neutras, principalmente em um ambiente corporativo. “Um papel de parede de listras, por exemplo, destaca-se em ambientes neutros”, afirma Juliana.

CASTELATTO – Os revestimentos texturizados também estão em alta e já não se limitam mais a projetos residenciais, aparecendo cada vez com mais frequência em escritórios e espaços comerciais. Feito em concreto arquitetônico, o Castelatto é um revestimento cimentício que oferece inovação e permite uma mudança radical com a alteração de pisos e paredes. Disponível em diversos formatos e aplicações, é uma solução prática e bastante interessante para quem busca modernidade.